quarta-feira, 13 de julho de 2011

As Tendências Centrais

Tendência central é como conhecemos popularmente hoje como média. Porém, estatisticamente, esse termo é muito mais restringente do que pensamos, pois a tendência central é dividida em 3 valores:

- Média amostral, que é a soma dos termos dividida pelo número de termos existentes (sendo que também existe a média ponderada, quando os termos possuem pesos ou valores diferentes);

- Mediana, que é o valor que divide o conjunto de valores observados em uma amostra em duas metades iguais;

- Moda, como se diz no mundo fashion, que é o valor mais frequente, o termo que mais aparece em um conjunto, ou seja, a tendência do momento.

No histograma da postagem anterior, a média amostral foi calculada a partir da fómula de média geométrica, porque os valores percentuais são dependentes:




A mediana foi também calculada:



Por fim, estimamos do resultado da moda:
Está no intervalo entre 2006 e 2008 (41%), porque a porcentagem, por ser maior, é a mais frequente, por causa do aumento da incidência de AIDS.

Observe que, nessa ordem, os tamanhos da média amostral, da mediana e da moda estão em ordem crescente:



33% < 34,5% < 41%

Assim, concluímos que o histograma unimodal (somente uma coluna se sobressai) é assimétrico à esquerda. Já poderia-se deduzir isso olhando para a figura, porém, em alguns casos complexos, é necessário o cálculo das três médias acima.

Caso a ordem fosse decrescente, o histograma seria assimétrico à direita. E se todas as médias fossem iguais ou bem aproximadas entre si, poderíamos chamar o histograma de simétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário